O Software de Gestão de Custos é uma ferramenta que auxilia o gerente de custos da empresa a implementar um
sistema informatizado de gestão de custos baseada em atividades (ABM - Activity Based Management), que utiliza
a metodologia do custeio baseada em atividades (ABC - Activity Based Costing). O software Comin Saara ABC é
constituído pelos seguintes módulos: Módulo Cadastros, Módulo Relacionamentos,
Módulo Calculadora, Módulo Análises, Módulo Configuração e Módulo Manutenção.
O software gestão de custos focaliza em primeiro plano a execução das atividades pelos funcionários da empresa, pois
é a maneira como elas são executadas que determina o consumo de recursos de mão-de-obra indireta da empresa. Assim, os
custos primeiramente devem ser atribuídos às atividades, e os custos destas, por sua vez, aos produtos e serviços
oferecidos aos clientes da empresa. Isso possibilita obter um melhor detalhamento dos custos e gerar informações
gerenciais de melhor qualidade, com menor margem de erro. De posse dessas informações, a
Contabilidade Gerencial de Custos
pode analisar o desempenho dos funcionários na execução das atividades e determinar mudanças com a intenção
de tornar a empresa mais competititva no mercado. O foco da metodologia ABC é a análise dos gastos indiretos gerados
pelos produtos ou serviços produzidos na empresa.
O software de gestão de custos (Comin Saara ABC) parte do princípio de que todos os custos indiretos incorridos numa
empresa acontecem na execução de atividades como:
Contratar mão-de-obra
Comprar matérias-primas
Pagar salários e fornecedores
Transportar mercadorias
Faturar e receber
Outras atividades